ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Personalidades Históricas

Bartolomeu Bueno da Silva (filho), o segundo Anhanguera, nasceu em Parnaíba, São Paulo, em 1672 e faleceu em 19 de setembro de 1740 na vila de Goiás, em Goiás.

Em 1701, atraído pelos descobrimentos de ouro na região de Minas Gerais, o segundo Anhanguera estabeleceu-se em Sabará e, mais tarde, em São João do Pará e em Pitangui, onde foi nomeado assistente do distrito.

Os conflitos entre emboabas e mineradores de São Paulo e os levantes ocorridos em Pitangui, encabeçados por seu genro Domingos Rodrigues do Prado, levaram-no a voltar para a capitania de São Paulo e a se fixar em Parnaíba.

Em 1720 dirigiu uma representação a Dom João 5º, pedindo licença para voltar às terras de Goiás, onde seu pai encontrara amostras de ouro. Em troca, solicitava do soberano o direito de cobrar taxas sobre as passagens de rios.

Em 1722, quarenta anos mais tarde, o filho de Anhangüera, já com 50 anos, partiu de São Paulo com a intenção de novamente se embrenhar pelos sertões que antes percorrera com seu pai. Sob seu comando, a bandeira hospedou-se no já formado Arraial de Mogi Mirim (conforme nosso brasão) para descanso, alimentação, preparativos e seguiu para Goiás, juntamente com numerosa parentela do sertanista, que, durante quase três anos explorou os sertões goianos em busca da lendária serra dos Martírios. Chegaram a fundar um núcleo chamado Barra, que em 1727 foi transferido para as margens do rio Vermelho com o nome de Santana, mais tarde se tornando a Vila Bueno, que hoje é a cidade de Goiás.

Nessa época Bartolomeu Bueno da Silva, bandeirante que viajava pela Serra de Caldas em busca de ouro, se deparou com uma surpresa tão valiosa quanto o cobiçado metal precioso. Era a mágica das fontes termais. Encantado pelos diversos benefícios das águas que brotavam mornas da terra, Bartolomeu criou ali o pequeno assentamento de Caldas Velhas.

O lugar continuou sendo um tesouro secreto até 1777, quando outro bandeirante chamado Martinho Coelho de Siqueira chegou por lá. Ele descobriu mais fontes termais, rios, córregos, nascentes e outras belezas naturais fantásticas, mas dessa vez, os recursos despertaram o interesse de muitas famílias que desejavam um pedacinho daquele paraíso.