ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Personalidades Históricas

Mineiro de Uberaba, chegou a Caldas Novas em 1910 com 19 anos. Orlando Rodrigues da Cunha veio atendendo o convite de seu tio, Joaquim Rodrigues da Cunha, sogro de Bento de Godoy. Aqui chegando juntou-se ao grupo que trabalhava em prol da emancipação política de Caldas Novas.

Foi secretário da intendência durante o mandato do Coronel Bento e nomeado depois para o cargo de sub promotor e, em seguida, para tabelião, função que exerceu até os 70 anos de idade.Homem culto e trabalhador incansável por melhorias para o município participou de grandes momentos políticos da cidade, entre eles a emancipação política em 1911 e a absorção, por Caldas, do distrito de Sapé, antes pertencente ao município de Santa Cruz de Goiás.

.

Também interessado no desenvolvimento cultural da comunidade participou de iniciativas para o desenvolvimento nesse setor, dentre elas a criação de um Grêmio Literário que tinha por finalidade desenvolver a arte literária e teatral. Casado com Francisca Alla, filha do Major Victor Alla, mestre Orlando, como era chamado por todos, tudo fez pela cultura da cidade, legando aos seus filhos o gosto pela arte, dentre eles se destaca Wanda Rodrigues da Cunha. Mestre Orlando faleceu aos 81 anos de idade, em 31 de março de 1973 deixando na memória de todos a sua vida de trabalho e dedicação a Caldas Novas. Em homenagem e esse grande homem, a praça de Matriz passou a ser chamada de Praça Mestre Orlando.