ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Personalidades Históricas

Celso de Godoy

O livro Caldas Novas 100 anos, ao apresentar personagens que formaram a grandeza desta cidade, o faz sempre com o intuito de homenagear aqueles que se tornaram exemplos de devoção às causas que abraçaram.

Um desses nomes, sem dúvida é o do saudoso Prefeito Celso de Godoy, reconhecido pela sociedade como um grande benfeitor. Nascido em 2 de maio de 1910, em Caldas Novas, falecido em 1999, foi filho do coronel Bento de Godoy, que veio de Estrela do Sul – MG para Caldas Novas em 1899, casou-se com Maria Tereza Rodrigues Godoy e tiveram 11 filhos: João Rodrigues, Joaquim Rodrigues, José Lafayete, Maria Aparecida, Maria Amélia, Celso, Lígia, Mario e outros três que faleceram ainda criança. Celso de Godoy descende ainda de Luiz Gonzaga de Menezes, seu tataravô pelo lado materno.

Também inscreve seu nome nesta obra a sua valiosa esposa D. Iraides de Melo Godoy, que aos 91 anos, participa da vida social de Caldas Novas.

Iraides é natural de Itumbiara, Goiás, nascida em 17 de outubro de 1920, filha de Arquimedes de Melo e Juvelina Maria de Melo. Saiu de sua cidade natal com o destino a Caldas Novas em 1936, acompanhando sua mãe que veio fazer tratamento nas águas termais. Foi nesta época que conheceu Celso de Godoy, com quem casou em 1938. Celso de Godoy e D. Iraides de Melo Godoy tiveram 3 filhos:

  • Yeda de Godoy, 73 anos, pecuarista, viúva de Bento de Godoy Neto. Yeda tem sete filhos: Joaquim Celso, José Eduardo, Cláudio César, Yeda Maria, Marco Antônio, Ivana Maria e Maria Aparecida.
  • Celso de Godoy Filho, 71 anos, pecuarista, casado com Maria Celita Lucia de Godoy, tem uma filha chamada Maria Tereza.
  • Bety Pereira de Aquino Alves (adotiva), 66 anos, viúva. Tem três filhos: Cláudia de Fátima, Antônio Cláudio (falecido) e Maria Lúcia.

A família de D. Iraides e Celso de Godoy se completa com mais 27 bisnetos e 16 tataranetos, até outubro de 2011.

Celso de Godoy seguiu o exemplo de seus pais e tomou gosto pelas artes, pelo empreendedorismo, pela política e por Caldas Novas.

 Iniciou seus estudos em Caldas Novas onde fez o curso primário, seguiu para Araguari- MG e depois para Uberaba – MG, onde cursou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Uberaba, graduando-se em Farmácia.

Exerceu a nobre profissão por 45 anos, muitos deles servindo a população de Caldas Novas, fez da farmácia São Sebastiao o ponto de confiança de pessoas que ali buscavam medicamentos e até conselhos da própria receita, pela carência de médicos na época.

Em 1947 foi Prefeito de Caldas Novas por essa popularidade conquistada. Após terminar o seu mandato, em 1950, foi eleito vereador.

Celso de Godoy possuía uma cultura excepcional, um poeta e leitor, tanto que formou uma biblioteca em sua residência. Jornalista por vocação, fundou, juntamente com Oscar Santos, o jornal O Kró, o primeiro a circular na cidade, na década de 1930.

Assim, como seu pai, recebeu inúmeras homenagens por relevantes serviços prestados, e por merecidos reconhecimentos, um prédio e a biblioteca do Colégio Nivo das Neves (para onde ele doou parte de seu acervo histórico, em 1998) levam seu nome.

Em comemoração aos 100 Anos de Caldas Novas, D. Iraides de Melo Godoy deixa aqui registrada sua mensagem de carinho: “ Parabenizo Caldas Novas, pois quando cheguei, em 1936, havia poucas ruas e poucas casa e hoje a cidade está muito bem desenvolvida e é uma potência na área turística. Tenho apenas um pequeno sentimento de tristeza pelo fato de o Balneário Municipal estar desativado, mesmo sendo muito importante por ter sido o primeiro balneário da cidade. ”