Primeira Casa de Banho de Caldas Novas
Com quase dois séculos de história, as primeiras banheiras de lajes de pedra construídas na cidade foram feitas por Martinho Coelho e seu filho Antônio Coelho, no intuito de facilitar o excesso ao banho aos visitantes que para cá vinham em busca de tratamento terapêutico. Devido a grande procura pelas águas e seus benefícios, foi que atraiu o capitão-geral da província de Goiás, o governador Fernando Delgado de Castilho, para tratar de uma doença reumática que o deixara entrevado. Depois de percorrido aproximadamente 400 km sendo carregado por seus escravos, o governador é recebido por Antônio Coelho, o qual manda construir para ele uma banheira especial.
Curado da doença que o acometia, o governador autoriza a divulgação das propriedades medicinais das águas quentes, atraindo assim milhares de pessoas dessa data em diante. Já no ano de 1910, quase um século depois, foi construída a primeira casa de banhos de Caldas Novas, ocasião em que era abastecida por três entradas de águas de diferentes temperaturas, tudo para facilitar a regulagem do banho.
Por ter sido construído em um relevo declinado, o Balneário Municipal sofria com os alagamentos nos períodos de muita chuva. Ao longo dos anos diversas reformas foram realizadas para sanar este problema, solucionado atualmente com um conjunto de galerias de escoamento da água da chuva.
Passado algum tempo, já no ano de 1935 a casas de banho é definitivamente desativada e demolida para a construção do Balneário Municipal, que passou a ser administrado pela prefeitura da cidade no ano de 1940 e se encontra em funcionamento até a presente data.
Já no ano de 2016, o Balneário Municipal passou por uma última reforma, sendo revitalizada toda a sua estrutura, e construída 10 salas totalmente novas para o banho, tudo para resgatar a história de Caldas Novas através de seus fundadores, assim como na preservação do ponto turístico da cidade.
Atualmente com 83 anos de existência, o Balneário Municipal se mantém um dos pontos turísticos mais icônicos de Caldas Novas, situado no Setor Central.
Fonte: Guia Turístico Caldas Novas
Leis Municipais referentes ao Balneário Municipal
- 1.071/2002 – “Dispõe sobre autorização para o Município de Caldas Novas-GO formalizar a cessão de uso do balneário municipal com a instituição que especifica, e determina outras providências.”
- 1.491/2007 – “Dá nome ao Logradouro público Municipal localizado na Rua do Balneário, que passa a denominar-se Balneário Municipal Pedro Cordeiro Tupá.”
- 2.492/2016 – “Dá nome ao Logradouro público Municipal localizado na Rua do Balneário, que passa a denominar-se Balneário Municipal Pedro Cordeiro Tupá.”
- 2.599/2017 – “Dispõe sobre a autorização para repasse da receita arrecadada com a utilização do Balneário Municipal, e determina outras providências.”