ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Galeria Histórica

A Lagoa foi um dos primeiros lugares onde foram encontradas fontes de águas quentes na região de Caldas Novas, no século XVIII, 1722. Por isso, possui sua importância na história da construção da cidade e do turismo local.

 No século XVIII, comandados por Bartolomeu Bueno Filho, centenas de bandeirantes a serviço do governo de São Paulo desbravavam as terras dos índios Goiás à procura de minas de ouro. Além do metal precioso, os paulistas descobriram as belas e inesquecíveis paisagens da Serra de Caldas, a fauna exuberante do Cerrado e uma surpreendente lagos de águas quentes.

Segundo pesquisas; aproximadamente em 1777, bandeirantes desbravadores dos sertões do Brasil, em nome do Governo Português buscavam ouro e esmeraldas. Nesta época, descobriram nas encostas da serra, hoje Serra de Caldas Novas. Na cidade de Caldas Novas, estado de Goiás, a Lagoa Quente de Pirapitinga. Que despejava suas fontes de águas termais, diretamente no leito do rio Pirapitinga.

A Lagoa Quente de Pirapitinga abriga as nascentes mais quentes do Brasil cujas temperaturas ultrapassam os 50 graus. Na área também podemos encontrar a nascente “poço do ovo” com as águas que brotam do chão e cuja temperatura média é de 57º C próximo à nascente. O poço leva esse nome devido a relatos de moradores da época que era possível cozinhar um ovo diretamente em suas águas termais.