ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Personalidades Históricas

Filho de Orcalino Santos e de Zenóbia Bárbara de Azevedo, Oscar Santos nasceu em Caldas Novas no dia 23 de junho de 1907. Homem de memória invejável e reconhecido por todos como a pessoas que detinha o maior “banco de dados” sobre a história de Caldas Novas.

Em sua residência na praça mestre Orlando, Oscar Santos era bastante procurado por pessoas dos mais diversos setores, em busca de informações sobre o passado de Caldas Novas. Jornalista e historiador exerceram vários cargos importantes também para a vida política dessa cidade, dentre eles o cargo de Prefeito Municipal de 1943 a 1946, nomeado pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira e, em 1947, retornou ao cargo por nomeação do general interventor, Felipe Xavier de Barros. Eleito em 1960, novamente ocupou o cargo de Prefeito Municipal no período de 1961 a 1966, e incentivou a implantação de vários empreendimentos visando ao aproveitamento do potencial turístico dessa região, como a Pousada do Rio Quente, Hotel Águas Calientes, Caldas Novas Turismo Hotel, Clube do André, Hotel Nacional (hoje SESC), Caldas Termas (CTC) e outros projetos menores.

Ocupou ainda vários cargos que também tiveram importância crucial para o desenvolvimento de Caldas Novas, como o de diretor do departamento de Turismo da Prefeitura (de 1967 a 1975) e a de secretario Municipal de Turismo (1983 a 1989). Além de homem político, atuou também na vida cultural de Caldas Novas. Juntamente com Celso Godoy fundou o primeiro jornal editado na cidade, o KRÓ, periódico que circulou na década de 30.

Na associação Goiana de Impressa participou como sócio estagiário. Como historiador colaborou nas colunas do jornal Primeira Opção durante o período que este circulou nessa cidade em 1991, e no Jornal Bandeirante, hoje também desativado.

Oscar Santos e alguns amigos idealizaram a Academia de Letras e Arte de Caldas Novas, graça ao estímulo do jornalista, a entidade foi formada com a missão de incentivar a Arte no Município. Oscar Santos é o patrono da cadeira número 11 da Academia de Letras. Foi também o fundador da loja Maçônica “Segredo e União” e do Rotary Clube de Caldas Novas.

No ano de 1969, quando o Presidente Juscelino Kubitschek candidatou-se ao senado, por Goiás, este fez uma visita em Caldas Novas, na qual os caldasnovenses tiveram a honra de conhecer o construtor de Brasília.

JK, como todos os chamavam, foi recebido pelo então prefeito Oscar Santos oferecendo-lhe um almoço para oitenta pessoas. Foram feitas várias visitas na cidade, e Juscelino ficou admirado com a temperatura da água do Balneário Municipal.

Juscelino Kubitschek em discurso no almoço oferecido no Hotel Avenida.

Oscar Santos em sua juventude
Visita de Juscelino Kubitscheck